Negrito:
Para acionar a função negrito, fale o comando negrito e para desativá-la, repita o comando negrito.
Exemplo: negrito Tomografia de Crânio negrito
Itálico:
Para acionar a função itálico, fale o comando itálico e para desativá-la, repita o comando itálico.
Exemplo: itálico Tomografia de Crânio itálico
Sublinhado:
Para acionar a função sublinhado, fale o comando sublinhado e para desativá-la, repita o comando
sublinhado.
Exemplo: sublinhado Tomografia de Crânio sublinhado
Maiúsculo:
Para que todo texto a ser ditado seja escrito em MAIÚSCULO (capslock), fale o comando
maiúsculo. Para
desativá-lo fale o comando
maiúsculo novamente.
Selecionar Tudo:
Para acionar a função negrito, fale o comando Selecionar tudo.
Exemplo: Selecionar Tudo
Alinhar Centro:
Configura o alinhamento do texto para centro (centralizado).
Alinhar Esquerda:
Configura o alinhamento do texto para esquerda.
Alinhar Direita:
Configura o alinhamento do texto para direita.
Inserir Data:
Insere a informação da data corrente.
Inserir Hora:
Insere a informação da hora corrente.
Inserir Data e Hora:
Insere a informação da data e hora correntes.
Apagar Selecionado:
Caso haja texto selecionado, ao ditar o comando o mesmo será excluído.
Move para início do texto:
Posiciona o cursor no início do texto.
Move para fim do texto:
Posiciona o cursor no fim do texto.
Copiar:
Copia o conteúdo do editor interno do VRD e cola no editor externo que possui o foco do cursor, funciona exatamente como o botão INS/OVR do SpeechMike.
Próxima Maiúscula:
Faz com que a próxima palavra tenha a primeira letra maiúscula, independente de sua posição no texto.
Próxima Minúscula:
Faz com que a próxima palavra tenha a primeira letra minúscula, independente de sua posição no texto.
Autotexto:
Ao ditar o comando "autotexto" seguido do nome do arquivo criado como autotexto dentro do VRD o conteúdo do arquivo é colado no editor e possui uma coloração e marcação diferenciada no texto para identificar que trata-se de um arquivo de autotexto. Ao salvar/transferir/editar o conteúdo do laudo essa formatação é descartada automaticamente.
Assinar:
Caso possua assinatura criada no VRD, podendo utilizar imagens e texto, ao ditar o comando a informação é disparada no laudo, semelhante ao comando autotexto.
Próximo Campo:
Comando funciona para navegação entre campos criados em autotextos e templates.
Campo Anterior:
Comando funciona para navegação entre campos criados em autotextos e templates.
Edição de Texto / Editor Externo:Configure seus atalhos para que os comandos de voz negrito,itálico,sublinhado,selecionar tudo funcionem no seu editor externo.
Remoção de Espaços / Editor Externo: Após pausar e reiniciar a gravação no editor externo é inserido um espaço antes da palavra ditada, o software não conhece o texto pré existente no editor e nem mesmo consegue se adaptar as mudanças de posição do cursor no texto.
Formato Data: escolha entre os formatos escolhidos para exibição da data (hoje) e com voz diga: inserir data / inserir data e hora.
Modo Parágrafo: caso tenha configurado parágrafo em um editor externo (Word, Wordpad) e esse texto foi colado no VRD, ao selecionar a opção Com Recuo, ao ditar parágrafo ou nova linha o parágrafo será respeitado.
Formatação de Texto / Editor Interno: Sempre que iniciar um novo laudo através do VRD (Editor Interno) a formatação inicial do editor será a mesma configurada nessa área.
Após qualquer modificação nessa área é necessário clicar no botão SALVAR
Laudos: Editor Interno - editor do VRD. Editor Externo - qualquer editor de texto fora do VRD
Modo Envio: alterne esse modo caso tenha dificuldades em ditar em algum editor externo.
Salvar Laudos: ao finalizar cada laudo através da opção INS/OVR, Copiar (comando de voz), Enviar; Utilizando o Editor INTERNO, uma cópia do laudo é gravada em seu computador, diretório: C:\Macsym\VoiceREPORTDirect\Laudos\{Nome do Usuário}
Backup de Laudos Salvos: permitirá a gravação de todos os arquivos gravados na descrição anterior em um arquivo compactado, finalizade: BACKUP.
Templates/AutoTextos: Por padrão o modo selecionado é o Usuário, ao abrir o VRD todo template e autotexto do usuário estarão disponíveis para uso.

Acentuação de Palavras / EDITOR EXTERNO: Alterne entre os tipos para encontrar a melhor opção para o seu editor.
INS/OVR / EDITOR EXTERNO: Alterne entre os tipos para resolver problema de transferência do texto do editor interno para o externo utilizando o botão INS/OVR ou comando de voz Copiar.
O usuário pode cadastrar contas de e-mail para envio de copia de laudos , para cadastrar clique nas áreas indicadas na imagem a seguir
Uma mensagem para cofirmação de recebimento de e-mail será exibida conforme imagem:
Confirme o recebimento do e-mail e sua conta está cadastrada:
Apos o cadastro de uma conta SMTP o usuário poderá incluir destinatários para o recebimento de Laudos e Arquivos:
Criando um Auto Texto:
Para criar seu Auto Texto, na janela principal do Software, clique no botão
Novo na marcação referente a Auto Textos, conforme figura a seguir:
Um editor de texto é aberto, para criação de seu auto texto, digite o texto e utilize de formatação do texto caso necessário. Salve seu documento, preenchendo o nome e clicando em
Salvar.
Editando um Auto Texto:
Para editar um autotexto clique em Editar na marcação AutoTexto do menu do VRD, conforme figura abaixo:

Editar: o conteúdo do autotexto selecionado na listagem abrirá em um editor de texto, é possível editar conteúdo, formatação e também inserir nos campos. O nome do arquivo não é possível alterar. Após confirmar suas alterações a mensagem abaixo será exibida:
Ap clicar em Alterar, a mensagem de confirmação abaixo será exibida.
Excluir: o autotexto será excluído permanentemente do sistema do VRD, bem como servidor. Uma mensagem será apresentanda solicitando que confirme a exclusão e a uma de confirmação de exclusão serão apresentadas conforme imagens a seguir.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

Somente autotextos criados dentro do VoiceREPORT Direct serão reconhecidos por comandos de voz.

Respeite acentuação/grafia das palavras: cada autotexto criado será reconhecido através do ditado. Ex: Coração/Coracão (sem o uso do cedilha). Insira apenas o nome, não é permitida a inclusão da extensão do arquivo. Ex: doc, rtf, txt.
Criando um Template:
Para criar seu Template, na janela principal do Software, clique no botão
Novo na marcação referente a Templates, conforme figura a seguir:
Um editor de texto é aberto, para criação de seu template, digite o texto e utilize de formatação do texto caso necessário.
Para salvar seu documento é necessário selecionar os campos Filtro 1, Filtro 2, Nome do Template e então clique em Salvar.
Editando um Template:
Para editar um template clique em Editar na marcação Template do menu do VRD, conforme figura abaixo:
É possível filtrar a listgem de pesquisa selecionando os filtros apenas ou adicionando o nome ou parte do nome do template desejado.

Editar: o conteúdo do template selecionado na listagem abrirá em um editor de texto, é possível editar conteúdo, formatação e também inserir nos campos. O nome do arquivo não é possível alterar. Após confirmar suas alterações a mensagem abaixo será exibida:
Ap clicar em Alterar, a mensagem de confirmação abaixo será exibida.
Excluir: o autotexto será excluído permanentemente do sistema do VRD, bem como servidor. Uma mensagem será apresentanda solicitando que confirme a exclusão conforme imagem a seguir, e após a exclusão a lista da última pesquisa é atualizada.
Criação de AutoTexto com lacunas
Clique em NOVO no bloco do menu correspondente a AutoTextos, na janela carregada conforme imagem acima, digite seu modelo de template e insira as lacunas desejadas clicando no botão INSERIR CAMPO.
Criação de Template com lacunas
Clique em NOVO no bloco do menu correspondente a Templates, na janela carregada conforme imagem acima, digite seu modelo de template e insira as lacunas desejadas clicando no botão INSERIR CAMPO.
Carregando um autotexto com lacunas
Basta ditar o comando Autotexto seguido do nome dado ao seu arquivo no momento de salvar.
Carregando um template com lacunas
Navegando entre as lacunas
Para navegar entre os campos criados utilize o botão Avançar e Retroceder do SpeechMike ou utilize os comandos de voz: Próximo Campo, Campo Anterior. Sempre que o cursor navegar entre os campos o estado de gravação é PARADO, necessário ativar a GRAVAÇÃO novamente.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

Não remover os colchetes e os "..." após criado. É tratado como ponto de referência para que o aplicativo consiga navegar entre os campos.

Após o ditado no campo, os colchetes são mantidos, e serão descartados quando o seu texto por transferido para seu editor de texto através das teclas INS/OVR (SpeechMike)
ou comando de voz Copiar.
Treinar palavras
Clique no local indicado na imagem acima para usar a função treinar palavra. A função é usada para o software aprender uma palavra nova ou o jeito como ela é pronunciada, ao clicar na área indicada a janela a seguir ira aparecer:
Palavra: Digite UMA única palavra (não digite frases). Opção não recomendada para inclusão de palavras não existentes no contexto, utilize a função treinar palavra quando sentir dificuldade em ditar determinada palavra existente no contexto mas que nem sempre é reconhecida durante o ditado.
Seleção: Conforme a imagem, selecione na listagem a palavra, caso a palavra não apareça na listagem, não utilize essa função para a inclusão da nova palavra, qualquer palavra treinada nesse campo só é aplicada ao seu usuário. Para inclusão de novas palavras realize a correção do seu laudo no editor interno do VRD.
Ditado: Pressione o botão record e dite a palavra selecionada. É possível ouvir a palavra ditada, portanto é necessário que inicie a gravação e encerre rapidamente após ditado da palavra. Caso queira é possível excluir a gravação e gravar novamente.
Após os 3 passos clique no botão Correct
Assinar laudo com assinatura digitalizada
Acesso através do botão Configurações, aba Assinatura.
Carregue a imagem de sua assinatura e clique em Salvar.
Ao finalizar seu ditado, para inserir sua assinatura, fale o comando "ASSINAR".
Se ao acessar o aplicativo receber a mensagem "Usuário em uso",
clique aqui para prosseguir com a liberação de acesso.
Se você esqueceu sua senha de acesso ao VoiceREPORT Direct,
clique aqui e siga as instruções.
A senha de acesso de qualquer usuário da versão Demo é: 1 (Número 1).
ALFABETO - ganha 3 letras: k, w e y.
Trema - desaparece em todas as palavras
Acentuação 1 - some o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (as que têm a penúltima sílaba mais forte)
Acentuação 2 - some o acento no i e no u fortes depois de ditongos (junção de duas vogais), em palavras paroxítonas
Acentuação 3 - some o acento circunflexo das palavras terminadas em êem e ôo (ou ôos)
Acentuação 4 - some o acento diferencial
Acentuação 5 - some o acento agudo no u forte nos grupos gue, gui, que, qui, de verbos como averiguar, apaziguar, arguir, redarguir, enxaguar
Hífen - veja como ficam as principais regras do hífen com prefixos:
Prefixos |
Usa hífen |
Não usa hífen |
Agro, ante, anti, arqui, auto, contra, extra, infra, intra, macro, mega, micro, maxi, mini, semi, sobre, supra, tele, ultra... |
Quando a palavra seguinte começa com h ou com vogal igual à última do prefixo:auto-hipnose, auto-observação, anti-herói, anti-imperalista, micro-ondas, mini-hotel |
Em todos os demais casos: autorretrato, autossustentável, autoanálise, autocontrole, antirracista, antissocial, antivírus, minidicionário, minissaia, minirreforma, ultrassom |
Hiper, inter, super |
Quando a palavra seguinte começa com h ou com r: super-homem, inter-regional |
Em todos os demais casos: hiperinflação, supersônico |
Sub |
Quando a palavra seguinte começa com b, h ou r: sub-base, sub-reino, sub-humano |
Em todos os demais casos: subsecretário, subeditor |
Vice |
Sempre: vice-rei, vice-presidente |
|
Pan, circum |
Quando a palavra seguinte começa com h, m, n ou vogais: pan-americano, circum-hospitalar |
Em todos os demais casos: pansexual, circuncisão |
* www.g1.globo.com - FONTE: professor Sérgio Nogueira